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Neste artigo, você irá compreender o que é o erro 500 no Apache, o que fazer quando apresentar esse erro, assim como as principais causas e soluções.

O que é o erro 500?

É um erro interno de servidor com código 500 indica que o servidor encontrou uma condição inesperada que o impediu de completar a solicitação (RFC 7231, seção 6.6.1). Ele é válido para qualquer servidor web, incluindo o Apache, Nginx, IIS, etc. Neste artigo, consideraremos inicialmente o tratamento desse erro no Apache.

Alguns navegadores web podem não exibir explicitamente o erro 500, mostrando apenas a página em branco. Em todo caso, a forma de tratamento é a mesma. 

O que verificar? 

Primeiramente, examine os logs do Apache. Esses logs podem indicar uma direção da causa raiz do problema. Em servidores CentOS ou CloudLinux + cPanel, esses logs estão em:

/etc/httpd/logs/error_log

/usr/local/apache/logs/error_log

OBS: Os arquivos têm o mesmo conteúdo, utilize o de sua preferência.


Além disso, é possível habilitar os logs de erro do PHP no domínio através do cPanel. O que deve auxiliar, se o erro é causado por algo relacionado ao PHP. O procedimento pode ser visualizado aqui.


Principais causas e suas soluções

Cache do navegador.

Limpe o cache do navegador que estiver utilizando e tente o acesso novamente.

Credenciais incorretas de login no banco de dados.

As informações de usuário, banco e senha informadas no arquivo de configuração estão incorretas ou desatualizadas. Verifique se o banco e usuário existem e atualize a senha desse usuário.

Banco de dados corrompido.

O banco de dados utilizado pelo site encontra-se corrompido. Execute o comando abaixo para verificar e reparar o banco de dados em questão:

mysqlcheck -r BANCO

Substitua BANCO pelo nome do seu banco de dados.

Problemas com o seu servidor de banco de dados.

Todo o servidor de banco de dados pode estar instável ou indisponível. Nesse caso, verifique se o serviço está online e não apresenta erros.

Problemas com plugins e temas de terceiros.

Você precisa desativar todos os plugins do WordPress de uma só vez.
Se a desativação de todos os plugins tiver corrigido o erro, você saberá que é um deles que está causando o erro.
Basta ir à área de administração do WordPress e clicar em ‘Plugins’. Agora você precisa reativar um plug-in de cada vez até encontrar o que causou o problema.

Arquivo .htaccess corrompido ou com configurações incorretas.

O error_log do Apache pode indicar a linha que causa o problema. Nesse caso, basta ajustar ou remover o conteúdo nesta linha. Caso não se tenha esses detalhes, renomeie o arquivo .htaccess. Se o acesso normalizar, um novo arquivo .htaccess deve ser criado com as configurações ajustadas. 

Limite de memória do PHP.

Incremente o valor da diretiva 'memory_limit' do PHP, conforme descrito neste artigo.

Tempo limite do PHP ou erros fatais do PHP com plugins de terceiros.

Verifique os logs da aplicação para identificar a possível causa, os ajustes serão feitos diretamente nas configurações do PHP, de acordo com a diretiva do PHP afetada (allow_url_fopen, max_execution_time, upload_max_filesize, etc).

Permissões incorretas de arquivos e pastas.

Corrija as permissões de arquivos para 644 e dos diretórios para 755.

Estouros dos processos PHP/recursos disponíveis ao domínio.

O domínio pode estar excedendo a utilização de algum recurso, como processamento, memória, leitura/escrita de disco, entre outros. Confirme em "cPanel > Uso de Recursos" e faça o ajuste no CloudLinux LVE Manager.

Excesso de requisições de acesso ao domínio.

Certifique-se que os acessos são legítimos. Se sim, verifique a possibilidade de incrementar a quantidade de requisições simultâneas.

No WHM em "Home »Service Configuration »Apache Configuration »Global Configuration »Max Request Workers".


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