Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Olá Pessoal,

O presente tutorial tem por objetivo mostrar o passo a passo para a acessar o seu servidor Windows via RDP ( Remote Desktop Protocol). O acesso RDP pode ser realizado através de estações de trabalho com sistema operacional Windows ( onde possui uma ferramenta nativa), quanto via Linux. A seguir iremos mostrar os passos para acesso utilizando os dois tipos de sistemas operacionais. Então vamos lá! :)

Acessando o RDP através do Windows ( utilizando o windows 10)

Localize a ferramenta " Conexão de Área de Trabalho Remota". Caso você esteja utilizando o windows 7, basta clicar no ícone do windows na parte inferior esquerda de sua tela e buscar pela ferramenta em questão. Caso você esteja utilizando o Windows 8 ou Windows 10, busque pela mesma através da opção " pesquisar" ( pode ser acessada de forma rápida utilizando a tecla da "bandeira do Windows" + q ).

Com a Conexão de Área de trabalho Remota aberta, informe o ip principal de seu servidor dedicado ou VPS:


Na próxima etapa informe o seu usuário e senha:



Por último você será direcionado para a área de trabalho de seu servidor:


Na próxima etapa informe o seu usuário e senha:

Acessando o RDP via Linux (ubuntu) utilizando o Remmina

Localize e abra o Remmina em sua estação de trabalho:



Conforme pode ser verificado na imagem anterior, o protocolo de conexão utilizado é o RDP.

Preencha os campos " Servidor, Nome de usuário e Senha", com os dados informados no e-mail de boas vindas que foi enviado na conclusão de contratação do seu plano conosco:

Por último você será direcionado para a área de trabalho de seu servidor:




Nota: O Remmina é nativo na distribuição ubuntu desde a versão 12.04. Caso você ainda utilize uma versão inferior, será necessário seguir com a instalação dele ou de outro software de conexão remota de sua preferência.

Acessando seu servidor Windows utilizando o painel Plesk 

Caso você faça utilização do painel Plesk, basta seguir os passos descritos a seguir para acessar o seu servidor:

  • Na url de seu navegador informe o ip principal do servidor  e a porta de conexão do Plesk que nesse caso é a 8443, conforme exemplo abaixo:

https://192.168.0.3:8443

Na tela que irá ser apresentada para você, é necessário informar os dados de acesso ao servidor, dados esses que são enviados através do e-mail de boas vindas que nossa equipe emite após a conclusão da contratação de seu plano.


Pronto, a partir de agora você pode seguir com a utilização do seu servidor/recursos através do painel plesk:



Observações:


  • O acesso via RDP ao servidor adentra no sistema operacional do mesmo. Tendo isso em vista é altamente recomendado que esse tipo de acesso seja realizado apenas se você estiver ciente dos procedimentos que deseja executar, ou entre em contato com um profissional da área para auxiliar.
  • Com o acesso via Plesk é possível fazer o gerenciamento Hosting de seu servidor, ou seja, criação, remoção e edição de domínios, contas de hospedagem, revenda entre outras funções.





Este artigo te ajudou?

Your Rating:
Results:
1 Star2 Star3 Star4 Star5 Star
3 rates



Ainda precisa de ajuda?