Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Este tutorial tem o objetivo de auxiliar os nossos clientes a realizarem backups e restaurações parciais do seu site, como por exemplo, a pasta raiz da conta cPanel, bases de dados, filtros e redirecionamentos de e-mail. Lembramos que o objetivo deste post é orientá-lo a realizar os procedimentos, no entanto não seremos responsáveis por má utilização das ferramentas que acarretem perdas de dados.

1- Backup e Restauração da pasta home/raiz da sua conta cPanel:

1.1 - Após realizar o acesso ao cPanel localize a aba de opções chamada de “Arquivos” ou “Files” e em seguida clique no ícone “Backups“:


1


1.2 - Em seguida você deve identificar a área denominada de "Backups Parciais". Neste primeiro exemplo iremos realizar o backup de todos os dados presentes na pasta raiz da conta cPanel, incluindo arquivos do site e mensagens de e-mails, bastando clicar em "Baixar". Veja a imagem abaixo:


3


1.3 - Para restaurar o arquivo que foi baixado durante o procedimento acima e agora encontra-se em seu computador, acesse a mesma área do cPanel e escolha o arquivo em questão clicando em "Escolher arquivo" e em seguida em "Carregar". Veja a imagem:


9


1.4 - Feito isso, uma nova aba será criada no seu navegador trazendo o status da restauração, assim como mostra a imagem abaixo:


7


2 - Backup e Restauração dos bancos de dados do seu site:

2.1 - Ainda na área de "Backups Parciais", utilize a opção "Baixar backup de um banco de dados MySQL" e escolha uma das suas bases que será salva localmente no seu computador pessoal. No exemplo abaixo iremos realizar o backup da base "hdajuda_loja":


8


2.2 - Caso seja necessário restaurar a base de dados que foi salva no procedimento acima, utilize a opção "Restaurar um banco de dados MySQL":


10


2.3 - Clicando em "Carregar" como exibido na imagem acima, uma nova aba no seu navegador será criada exibindo o status da restauração da base de dados. Veja a imagem abaixo:


11


 

3 - Backup e Restauração de redirecionamentos e filtros de e-mail:

Os procedimentos de backup e restauração para os redirecionamentos e filtros de e-mail, seguem a mesma dinâmica.

3.1 - Backup e restauração das configurações de redirecionamentos de e-mail:


12


3.2 - Backup e restauração das configurações de filtros de e-mail:


13


Lembramos da importância de manter backups atualizados e salvos localmente para aumentar a segurança do seu negócio. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.

  • No labels