Como mostramos no nosso post Bloqueando SPAM com o SpamAssassin™, o SpamAssassin™ é uma poderosa ferramenta na analise e controle de mensagens consideradas como SPAM. Podemos ver que quando ativo, ele monitora os e-mails recebidos através de regras próprias e classifica, ou não, a mensagem como SPAM.

Além disso, também é possível que você configure uma blacklist/whitelist de e-mails. Neste tutorial ensinaremos como configurar esse recurso no SpamAssassin™.

Blacklist/Whitelist são respectivamente listas preferenciais de bloqueios/permissão de domínios ou endereços de e-mail.



Configurando uma Whitelist



Caso deseje configurar uma Blacklist, o processo de criação é similar ao da Whitelist, bastando clicar na opção "Edit Spam Blacklist Settings" e seguir os passos anteriores.


Configurações de pontuação de Spam

Nesse tipo de configuração, é recomendável que apenas usuários mais experientes façam. Configurações impróprias podem causar consequências não intencionais.


Está interface é usada para definir pontuações de testes individuais que o SpamAssassin™ usa para marcar como SPAM. Ela funciona com o uso de keywords (palavras-chaves), onde ao analisar a mensagem e encontrar certas palavras (que geralmente são tipicas de mensagens de SPAM), o SpamAssassin atribui uma pontuação, e se a mensagem ultrapassar o limite de pontuação, a mesma é marcada como SPAM.

Quanto mais alto o valor da pontuação mais brando será o teste e quanto mais baixo, mais agressivo será.


Se houver dúvidas no procedimento, entre em contato através de um dos nossos canais de atendimento.

Equipe HostDime.