Esse artigo tem como objetivo fornecer um melhor entendimento sobre os incidentes de e-mails causados por SPAM, ou comprometimentos de e-mails. Nele iremos abordar de forma segmentada uma das metodologias de "troubleshooting" para o caso. |
Para entender melhor esse tipo de problema, devemos primeiro compreender o que é uma RBL.
Uma RBL (Remote block list or Realtime blackhole list), nada mais é do que uma lista com os IPs que são considerados "perigosos", ou seja, possivelmente enviam SPAM pela internet. Existem diversas RBLs diferentes, como a Barracuda e SORBS por exemplo, vale também ressaltar que o fato de um IP estar presente em uma, não necessariamente significa que ele estará presente em outra. As RBLs são abundantemente utilizadas em servidores de e-mail como ferramentas anti-SPAM, de forma que, caso um IP esteja listado em uma RBL de grande renome, possivelmente ele enfrentará problemas na entrega de e-mails.
Seguiremos a mesma lógica para outras RBLs, infelizmente algumas não possuem formulários, nesse caso é necessário aguardar que a listagem se desfaça com o tempo. Esses são os passos padrões para identificar problemas relacionados a listagens, caso possua quaisquer outras dúvidas, entre em contato com o nosso Suporte Técnico. |