Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Está tendo dificuldades durante os envios de e-mails? Provavelmente o IP do seu servidor está listado em alguma Blacklist utilizada pelo servidor do seu destinatário.

Abaixo iremos listar algumas verificações para saber se o seu servidor está com uma boa reputação ou não


Para entender melhor esse tipo de problema, devemos primeiro compreender o que é uma RBL.

Uma RBL (Remote block list or Realtime blackhole list), nada mais é do que uma lista com os IPs que são considerados "perigosos", ou seja, possivelmente enviam SPAM pela internet. Existem diversas RBLs diferentes, como a Barracuda e SORBS por exemplo, vale também ressaltar que o fato de um IP estar presente em uma, não necessariamente significa que ele estará presente em outra.

As RBLs são abundantemente utilizadas em servidores de e-mail como ferramentas anti-SPAM, de forma que, caso um IP esteja listado em uma RBL de grande renome, possivelmente ele enfrentará problemas na entrega de e-mails.


Inicialmente iremos verificar se o nosso IP está em alguma RBL, para isso é possível usar diversas ferramentas, apenas para citar alguns exemplo, é possível criar um relatório relativo a presença em RBLs do seu IP nas duas ferramentas online abaixo:

Segue o exemplo onde podemos visualizar listagens na RBL da Sorbs utilizando a ferramenta HetrixTools


Segue o exemplo onde podemos visualizar que o IP está sem listagens recentes e com boa reputação utilizando a ferramenta MxToolBox


Um outra ferramenta bastante útil é a "Talos Intelligence" onde conseguimos visualizar a reputação de um IP ou até mesmo de todo o range e sua volumetria de envios durante os últimos dias, segue uma imagem de um IP com boa reputação perante a Talos.


Este artigo te ajudou?

Your Rating:
Results:
1 Star2 Star3 Star4 Star5 Star
0 rates



Ainda precisa de ajuda?