Skip to end of metadata
Go to start of metadata

No CloudServer você consegue acompanhar a utilização dos principais recursos de suas instâncias através de gráficos e realizar monitoramento das ações através do registro de atividades. Nesse artigo será mostrado como acessar essas funcionalidades. 


Todos os registros de monitoramentos que são coletados e armazenados através da plataforma Cloud Server, são devidamente protegidos através de políticas de controles de acesso ao meio físico e lógico, dessa forma, todas as informações exibidas através do painel de controle segue um alto nível de segurança e controle dos dados.

Gráficos | CPU

No painel principal de sua instância, posicione o mouse sobre a opção "Visão Geral" e clique em "Uso de CPU"

Dentro da opção "Uso de CPU" você visualizará dois gráficos. Um de uso instantâneo, que acompanha em tempo real a utilização de CPU e o outro gráfico onde pode ser verificada a utilização de CPU por hora: 




Além disso na parte superior do gráfico você poderá filtrar os períodos de utilização por mês, dia e hora: 


Gráficos | Utilização de Rede

Nos gráficos de utilização de rede é possível analisar a quantidade de dados enviados e recebidos em cada instância criada. 

No painel principal de sua instância, posicione o mouse sobre a opção "Rede" e clique em "Interfaces de Rede"

Listadas as interfaces de rede criadas na instância, clique em "Utilização da Interface" para verificar os respectivos gráficos: 



Dentro da opção "Utilização da interface de Rede" você visualizará dois gráficos. Um de uso instantâneo, que acompanha em tempo real a utilização da interface de rede e o outro onde pode ser verificada a utilização por hora: 




Além disso na parte superior do gráfico você poderá filtrar os períodos de utilização por mês, dia e hora: 


Gráficos | Autoscaling

Caso sua instância esteja utilizando a funcionalidade Autoscaling (escalonamento automático de recursos: memória, CPU e disco).  Também será possível acompanhar a utilização desses recursos através de gráficos. 



Na página principal da instância, em "Visão Geral" clique na opção "Autoscaling" :



Clique sobre o recurso desejado, para visualizar a utilização: 


Monitoramento

O monitoramento e registro de todas as ações e mudanças de estado são realizados através do "Registro de Atividades", localizado na página principal da instância desejada: 




Estados das Atividades 

Concluído: Quando algum tipo de ação é executado com êxito. 

Em Execução: Ação que está sendo executada naquele momento 

Falhou: Ação abortada por intervenção humana ou por algum tipo de falha no sistema 

Cancelado:  Ação Cancelada por intervenção Humana. 


Demais Informações: 

Referência: Número da Ação 

Data: Data e hora de execução da ação. 

Ativo:  Para qual recurso ou componente aquela ação é destinada

Dependente:  Ações anteriores que possuem relação com a atual. 

Importante entender:

Controle:  Convém que o provedor do serviço em nuvem forneça recursos que possibilitem ao cliente do serviço em nuvem monitorar aspectos específicos da operação do serviço em nuvem que são relevantes para o cliente do serviço em nuvem.

Observação: Monitoramento de serviços em nuvem. Documentar para o cliente a utilização dos gráficos e monitoramento da Cloud, alertas, autoscale. 

  • Sem rótulos