Versions Compared

Key

  • This line was added.
  • This line was removed.
  • Formatting was changed.


UI Steps
sizesmall


Info
Esse tutorial tem como objetivo auxiliar nossos clientes de VPS e Servidor dedicado a configurar o horário do seu servidor conforme sua necessidade/região, tanto através do WHM, como pela Shell. A grande vantagem de um  plano VPS ou Dedicado é a autonomia que o cliente tem pelo fato de poder acessar com privilégios administrativo (root), podendo assim fazer essa personalização.

...


UI Step

Para os clientes que possuem cPanel a forma mais fácil de fazer o procedimento é acessando o painel administrativo das hospedagens, o WHM

...


UI Step

Acesse o WHM com usuário root

...


UI Step

Acesse o menu Server Configuration

...


UI Step

Localize a opção Server Time

...


UI Step

Por fim localize o fuso horário que deseja e clique em Change TimeZone

...

Observe a Figura 01:

Image Modified

Shell

Para os clientes que não possuem um painel de controle WHM ou preferem fazer a configuração através da Shell o procedimento é bem simples.  Lembre-se que para fazer esse procedimento é necessário acessar com o usuário root. Observe:

1. Primeiro passo é renomear o arquivo /etc/localtime, que é quem define o fuso horário no sistema operacional Linux. Digite na linha de comando:

mv /etc/localtime /etc/localtime.old

2. Por fim você deve criar um link simbólico para o arquivo /usr/share/zoneinfo/Continente/Cidade atribuindo para este link o nome do arquivo /etc/localtime. Dessa forma qualquer alteração durante a atualização que o sistema operacional fizer neste arquivo, entrará em vigor no mesmo instante a configuração feita por você. Observe:

ln -s /usr/share/zoneinfo/America/Recife /etc/localtime

Pronto, agora seu servidor já está com o fuso horário configurado de acordo com sua necessidade!