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Informações

DMARC (Domain-based Message Authentication, Reporting, and Conformance), é um padrão técnico criado com a missão de reduzir as fraudes e os abusos via e-mail, validando as mensagens enviadas e padronizando o modo com que os provedores fazem a leitura e a autenticação dos e-mails recebidos. O DMARC já está sendo difundido e muito utilizado, até mesmo por grandes nomes do mercado, como o Google e a Microsoft.

Para configurar o registro DMARC, é necessário que os registros DKIM e SPF estejam ativos no domínio. Caso não estejam configurados, verifique este link.

O registro DMARC é constituído de diversas tags com funções específicas. No quadro abaixo, você terá uma visão geral das principais tags usadas:

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Somente as tags v (versão) e p (política) são obrigatórias. Estão disponíveis três possíveis configurações de política para as mensagens:

  • none: nada é feito. As mensagens afetadas são apenas registradas no relatório diário.
  • quarentine: as mensagens afetadas são marcadas como spam.
  • reject: a mensagem é cancelada na camada SMTP.

Exemplos de registros DMARC

Segue abaixo um exemplo de como seria o registro do DMARC na prática:

Seguem abaixo outros exemplos, com políticas reject e quarantine:

  • v=DMARC1; p=reject; pct=100; rua=mailto:dmarc@exemplo.com
  • v=DMARC1; p=quarantine; sp=none; pct=100; rua=mailto:dmarc@exemplo.com

No início, recomendamos utilizar o parâmetro “p=none”. Dessa forma, você irá apenas monitorar os e-mails para descobrir qualquer erro no registro ou nas validações e evitar falsos-positivos. Quando tudo estiver ok, poderá mudar esse valor para “p=quarantine” ou “p=reject”. 

Agora que entendemos o que é o DMARC, vamos configurar o mesmo!

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Acesse o cPanel da conta em questão e clique na opção Zone Editor

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UI Step

Ao lado do domínio para o qual deseja inserir o registro DMARC, clique na opção Gerenciar

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UI Step

Faça a adição do registro:

  1. Clique em Adicionar registro para completar o procedimento.

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Se desejar e tiver o acesso, você também pode fazer a adição desse registro de outras formas:

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Pelo WHM => Edite a zona DNS do domínio através da opção Home » DNS Functions » Edit DNS Zone  


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Por SSH (acesso shell) => Edite o arquivo /var/named/seudominio.com.db com o editor de texto de sua preferência, depois execute o comando: rndc reload


Nota
Qualquer dúvida adicional abra um ticket de suporte através de sua área de cliente Core!